“Separação”
“O que Deus uniu não separe o homem”. Esta é a vontade de Deus o nosso criador. Ele deseja a felicidade para todos os casais, sem exceção, já que todo casal tem como missão proporcionar o crescimento e a felicidade da família. No entanto, nem sempre é esse desejo que prevalece.
Ninguém se casa pensando em separação, e a frase é sempre repetida em todos os casamentos:“Até que a morte os separe”. Entretanto, é bom não esquecer que todo casamento é uma caixinha de surpresas.
Todos nós, casamos com o ideal do casamento perfeito, cheio de sonhos e realizações, queremos: Amor, bem estar, harmonia, paz familiar, alegrias, muita saúde e realizações ao longo da vida. No meu ponto de vista, a aliança do casamento se dá entre três pessoas e não apenas duas, são elas: Deus, o homem e a mulher. A vontade de Deus é que o casal se transforme em apenas um, em idéias e sentimentos. O casal que vive em harmonia vive em aliança com Deus.
Mas Infelizmente, nem tudo são flores no casamento e quando casamos, levamos a contra gosto, uma intrusa mala, totalmente abarrotada de problemas para serem enfrentados, cuja mala começa a ser aberta logo após a lua de mel.
Casamos com uma linda e amável mulher, tudo sobre as bênçãos de Deus. No entanto, ao abrirmos a “mala dos problemas”, nos deparamos com os nossos inimigos do cotidiano: “rotina, ciúme, inveja, traições, brigas, desemprego, falta de dinheiro, mau humor, intolerância e centenas de outros males”. Para combater esses inimigos, precisamos ser bons administradores e usar a sabedoria conquistada naquela aliança que fizemos com Deus. As ferramentas de combate mais eficazes, são: “Paciência, tolerância, desprendimento, senso de humor, positivismo, esperança, caridade, gratidão, fé, perseverança e acima de tudo muito AMOR entre o casal”.
Precisamos ter a consciência que o casamento é uma missão divina, a missão de amar, tolerar, construir, e preparar um terreno fértil de felicidades para as gerações que virão sob nossa responsabilidade. Por isso, é preciso ter cuidado quando o assunto entre o casal for “Separação”.
São exatamente, os problemas do cotidiano que afetam o relacionamento do casal e levam muitos a uma separação definitiva. Não são apenas os grandes problemas que contribuem, os pequenos soam como alfinetadas, que aos poucos vão lhe irritando, estressando, até que vem o momento da explosão. Infelizmente é assim que funciona a relação entre os seres humanos.
Concordo que na maioria dos casos, a intolerância é um dos fatores principais. A falta de diálogo, a impaciência e a má educação, também são fatores que acabam levando a uma separação desnecessária, gerado por conflitos sem que haja mediadores…
Relacionamento Morno – Tudo que é morno, ou você aquece para aumentar a temperatura ou esfria naturalmente. Muitos casais se separam pelo simples fato de ter uma vida sexual monótona, uma vida sem tempero, sem gosto, sem prazer. Ao invés de se re-apaixonar e recomeçar aquele namoro gostoso, que se sentia desde o início, prefere a monotonia no casamento. Não imaginam o que…
Nos casamentos atuais, os homens precisam ter um pouco de cuidado. A mulherada de hoje, “é bala na agulha.” Não é igual à mulher de décadas passada, que preserva em primeiro lugar o amor e a família. Com a conquista da liberdade feminina, ou você reúne: amor, respeito, companheirismo, compromisso e muita responsabilidade, ou leva um “pé na bunda.” A mulher de hoje é independente e não precisa do homem para…
Mas nem tudo está perdido. A mulher da geração atual, ainda guarda no íntimo, aquilo que é essencial: “A feminilidade, o amor, a pureza de querer amar e ser amada, de ser mãe, de construir uma família, e ter netos”. No íntimo, ela quer ser igualzinha…
É preciso muita responsabilidade e muita paciência para ajustar os problemas domésticos e viver em paz. A separação é a parte dolorosa do casamento…
Caso seja inevitável, é preciso preservar e conservar as coisas boas que vivenciaram juntos. Não é agora…
A separação só deve acontecer quando um ou outro for imprestável mesmo. A mulher e o homem, na sua origem, são seres maravilhosos e divinos. No entanto, não com raras exceções, existem casais que são verdadeiros maus exemplos e não são dignos de conviver em…
Separação por motivos familiares – Você já ouviu muitas frases semelhantes a estas: “graças a Deus me livrei do traste da minha sogra” ou “Não suporto esse cunhado picareta”. Motivos banais e incompatibilidade com a família do outro não é desculpa para desestruturação familiar entre o casal, mas tem contribuído para muitas separações. O que não pode acontecer, pois vai gerar conflitos de verdade, é o envolvimento de familiares na vida do casal. As pessoas, só porque são famílias de sangue, não tem o direito de se intrometer e entrar na vida privativa do casal, se metendo ou tirando sua privacidade…
Por isso, use a política da boa vizinhança: “Cada macaco no seu galho” – “cada um no seu quadrado”. Esta é a melhor maneira de se evitar …
No capítulo sobre namoro, falei da importância do convívio sadio entre as duas famílias. Quando casamos, misturamos as famílias. Para a boa convivência do casal, a família do marido deve ter um bom relacionamento com a família da esposa e vice versa, pois caso contrário, ao longo do tempo haverá desgastes, mas é preciso separar o “óleo da água”, se um entrar no espaço do outro…
Sogra – “O capeta deixou na terra e fugiu correndo”. Assim diz alguns maldosos. Outros afirmam que sogra é igual a urubu, “só se espanta na pedrada.” Mas é tudo maldade. A sogra é uma mãe que procura zelar pela sua cria, mesmo quando ela já está casada, agora… tem umas, que só com água benta se consegue espantar…
Separei e me arrependi – É verdade. Tem casal que briga, e resolve se separar. Depois de certo tempo vem o arrependimento. Na maioria dos casos, quando se gostam, se reconciliam, mas fica a dúvida sobre seus comportamentos e envolvimentos…
Eu acredito muito na força e na garra da mulher. Se você observar os casos de separação, acho que em 70% a 80% dos casos, são as mulheres que assumem a responsabilidade da família (casa, filhos, trabalho). Já o “folgado” do homem, na sua maioria, não assume é nada. E muitos ficam “azarando” e emperrando a vida da ex-esposa…
A mulher realmente é quem mais sofre com a separação, fica igual peixe fora da água. Como se não bastasse o sofrimento da separação e os problemas familiares e sociais que irá enfrentar, ainda terá que conviver com o rótulo de “mulher separada”e mais…
Todo homem tem a obrigação de tratar a mulher com amor, com carinho e com respeito, e nunca, jamais, tratá-la como um objeto pessoal. A mulher também precisa provar que é mulher de verdade, respeitar e amar seu marido. A separação às vezes é inevitável, mas é preciso…
O lema do casal deve ser: “amar sempre, separar nunca” Equilibre o seu casamento. Não permita que fatos negativos venham influenciar na sua vida. A separação é a parte complicada e… ( tema completo no livro)
Autor: Lenilson Xavier